História e vídeo

As imagens abaixo foram retiradas do filme Maria Antonieta realizado em 2006 pela diretora Sofia Coppola. No papel da rainha da França está a atriz Kirsten Dunst e no do rei Luís XVI o ator Jason Schwartzman. 

O casamento de Maria Antonieta e Luís XVI como representado no filme Maria Antonieta (2006)
No vídeo, estão representados o Primeiro e o Segundo Estados. A nobreza está disposta no salão em trajes requintados e luxuosos. O Alto clero realiza a cerimônia do casamento. Durante a festa, somos apresentados aos rituais da corte: os recém casados dançam para os convidados que celebram a nova união com banquetes. Enquanto o rei parece estar desconfortável com a sua precoce união, Maria Antonieta parece encantada com o esplendor da cerimônia. 

A vida luxuosa da rainha como representada no filme Maria Antonieta (2006)
No Antigo Regime, os nobres não pagavam impostos, mas cobravam tributos do Terceiro Estado. Este, por sua vez, acabava sustentando toda a riqueza e luxo da corte francesa em Versalhes. De acordo com isso, as imagens representam Maria Antonieta em momento de ócio se dedicando a gatos exorbitantes e desfrutando dos privilégios que eram concedidos ao Segundo Estado. Enquanto isso, a maior parte da população francesa levava uma vida miserável.

O fim do Antigo Regime na França como representado no filme Maria Antonieta (2006)
O casal Maria Antonieta e Luís XVI teve seu destino trágico traçado em julho de 1789. Uma população enfurecida e faminta decidiu acabar com os luxos e regalias da nobreza francesa. Nas imagens, vemos pela primeira vez o Terceiro Estado, composto nesse momento pelos populares pobres. A rainha, desesperada, aparece na janela, mas já não é recebida com reverência como antes. O Antigo Regime chegava ao fim com violência e crueldade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário