Imagem que representa uma execução por meio da guilhotina. A sua utilização foi proposta pelo médico francês Joseph Guillotin em outubro de 1789. No Antigo Regime, a morte do condenado dependia do tipo de crime cometido. Assim, Guillotin desejava padronizar a execução de condenados à morte. Para ele, a guilhotina era o melhor instrumento, pois proporcionava uma morte rápida, indolor e uniforme.
Retrato de Maximilien de Robespierre, o qual comandou o Comitê de Salvação Pública durante o período da revolução francesa que ficou conhecido como Terror (de agosto de 1792, após a queda dos deputados girondinos, até julho de 1794, data da prisão de Robespierre). Ele foi responsável por mandar guilhotinar milhares de pessoas, dentre as quais antigos aliados, Luís XVI, Maria Antonieta e líderes jacobinos dos quais discordava. Foi guilhotinado em 28 de julho de 1794.
Pintura representando o evento central da Revolução francesa, o qual marca o seu início: a Queda da Bastilha, em 14 de julho de 1789. A Bastilha era uma prisão fortificada onde eram encarcerados criminosos e os adversários políticos do rei. Embora na época da Revolução não tivesse prisioneiros importantes, a Bastilha permanecia como símbolo da opressão do Antigo Regime.
A Assembleia dos Estados Gerais se reuniu em maio de 1789 para debater a situação financeira do país. Na imagem, podemos ver a rígida hierarquia do Antigo Regime: à frente, sobre o estrado, está o rei e a família real; ao pé do estrado, à mesa, o conselho do rei; à direita da mesa, no plenário, o clero; à esquerda da mesa, a nobreza; no lado oposto ao rei, os deputados do Terceiro Estado. O povo está atrás, entre as colunas.
Gravura do século XVIII representando um Sans-culotte. Os pobres da cidade de Paris eram conhecidos como sans-culottes, ou seja, "sem culote". Culote era o nome dado a uma calça justa usada pelos nobres que terminava um pouco abaixo do joelho. Os pobres e populares, que não gozavam da riqueza e dos privilégios do Segundo Estado, não podiam adquirir esse tipo de calça. Os sans-culottes formaram a principal força da Revolução Francesa, lutando ao lado do Terceiro Estado.
Retrato do rei Luís XVI, o qual foi rei da França de 1774 até 1792. Nasceu em 23 de agosto de 1754 e morreu, vítima da guilhotina, em 21 de janeiro de 1793. Foi considerado traidor da pátria após ter sido pego em uma tentativa de fuga da França.
Retrato da rainha Maria Antonieta pintado em 1783. A esposa de Luís XVI era austríaca e se casou aos 14 anos de idade, em 1770, em uma tentativa diplomática de aproximar a França e a Áustria. Foi condenada por traição e guilhotinada em 16 de outubro de 1793.
Caricatura do século XVIII que representa um camponês servindo de "cavalinho" para um membro do clero e outro da nobreza.
Charge que representa um nobre e um padre esmagando um camponês. A divisão da sociedade em três Estados no Antigo Regime correspondia à noção medieval do mundo cristão dividido entre aqueles que rezam, os que batalham e os que trabalham.
Nenhum comentário:
Postar um comentário